Buscar

Dia 28.07.2020 - Dia do(a) Agricultor(a)


Em 28 de Julho de 1860 Dom Pedro II criava a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Depois passando a se chamar Ministério da Agricultura.


O Presidente Juscelino Kubitschek, 100 anos depois foi responsável pela instituição do dia 20 de Julho como o Dia do Agricultor, em comemoração aos centenário do Ministério da Agricultura fundado por Dom Pedro II.


Na época, o presidente disse em seu discurso que “o Brasil deve grande parte da sua prosperidade à economia agrícola”. Quase 60 anos depois, essa frase ainda é bastante atual!




A importância do Dia do Agricultor


A importância do agricultor vai muito além de colocar um alimento em sua mesa.

Além de produzir alimentos, o agricultor é responsável por produzir matéria-prima para inúmeros insumos que você consome no dia a dia.


O papel, a borracha e o lápis que você utilizou só estavam disponíveis porque algum agricultor trabalhou arduamente plantando árvores, como eucalipto e pinus, por exemplo.


O mesmo sentido vale para sua roupa que precisa do algodão, seus móveis que precisam da madeira, enfim… todos os produtos de nosso dia a dia têm uma ligação com o agricultor.


Só quem é agricultor sabe que essa profissão vai muito além. Não existe feriado, finais de semanas, “muito cedo” ou “muito tarde”.

Além disso, a agricultura envolve muitas outras habilidades que as ciências agrárias: 

  • Gestão de pessoas para que sua equipe esteja motivada e treinada; 

  • Gestão empresarial para a saúde financeira e operacional;

  • Entender e conhecer o mercado para não perder oportunidades – e tantas outras funções que acabam exercendo.

Isso sem falar do dinamismo empreendedor que os agricultores brasileiros sempre tiveram para tornar as safras do Brasil as maiores e melhores do mundo todo.


Vale destacar aqui os inúmeros agricultores e suas famílias que deixaram seu lar em sua cidade natal e foram enfrentar fronteiras agrícolas como Centro-Oeste, Norte e Nordeste.


Eles desbravaram o Brasil e conseguiram transformar condições impróprias, como o solo ácido do Cerrado ou o clima do Norte e Nordeste, em oportunidades para prosperar.


Por isso, o agricultor é um membro muito importante para a sociedade, justificando ter um dia para sua homenagem.


Tanto é assim, que a produção brasileira de grãos cresceu 400% nos últimos 40 anos, enquanto a área efetivamente semeada aumentou apenas 40%. Mas não é só nisso que se baseia o agro do Brasil. Do algodão da roupa, passando pelo etanol do seu carro, até o pãozinho de cada dia, passam pelas mãos do agricultor.


Falando em mudanças e no agricultor do presente, o termo mais correto aqui seria o Dia do(a) Agricultor(a).


A presença feminina do campo passou de figurante para protagonismo, lugar conquistado e merecido já há tempos pelas mulheres do nosso agro.


Hoje, o mercado agrícola é responsável por mais de 20% do PIB e movimenta 38% dos empregos no país, sendo o setor que mais movimenta a economia.


Para você ter ideia, as fazendas brasileiras produzem o suficiente para alimentar quatro vezes a nossa população – ou mais de 850 milhões de pessoas ao redor do globo.


É por sermos do campo e entendermos da importância do trabalho dos agricultores no nosso país é que homenageamos hoje vocês! Que Deus abençoe vocês e suas famílias e sigamos juntos fazendo como sempre, com amor e orgulho em ser agricultor. Em sermos a família Agro!


#oagronãopara #diadoagricultor #agroétop #gpsagricola #dagaagrinavi #gpsagpdagaagrinavi #gpsagricolaparatrator #gpsagricolaparapulverização #agribusnavi #agriculturadeprecisão


Fontes:

https://www.cliccamaqua.com.br/noticia/56658/dia-do-agricultor-28-de-julho-quem-trabalha-no-campo-trabalha-para-todos.html



<