Buscar

Diferença entre antena e receptor do GPS Agrícola

Atualizado: Set 16



Muito se fala sobre antena e receptor GPS/GNSS, então neste post trouxemos as informações dessas diferenças.

Os principais componentes do segmento de usuário GNSS são antenas e receptores. Dependendo da aplicação, antenas e os receptores podem ser fisicamente separados ou eles podem ser integrados em um conjunto.


Antenas GNSS

As antenas GNSS recebem os sinais de rádio que são transmitidos pelos satélites GNSS e enviam esses sinais para os receptores. As antenas GNSS estão disponíveis em uma variedade de formatos, tamanhos e performances. A antena é selecionada com base na aplicação. Enquanto uma antena grande pode ser apropriada para uma estação base, um peso leve, aerodinâmico de baixo perfil antena pode ser mais adequada para aeronaves ou instalações de veículos aéreos não tripulados (UAV). Como é o caso dos tratores.


Receptores GNSS

Os receptores processam os sinais de satélite recuperados pela antena para calcular a posição e o tempo. Os receptores podem ser projetados para usar sinais de uma constelação GNSS ou de mais de uma Constelação GNSS. Receptores estão disponíveis em vários formatos e configurações para atender aos requisitos do aplicações variadas do GNSS.


Equipamento GNSS do usuário. Fonte: An Introduction to GNSS, Second Edition. 2015.



EQUIPAMENTO GNSS / GPS




As primeiras gerações de receptores GNSS comerciais custaram bem mais de U$100.000. Agora, receptores GNSS são integrados aos smartphones. Fornecedores de equipamentos desenvolveram uma ampla gama de equipamentos para suportar a incrível variedade de aplicativos GNSS que estão disponíveis. O equipamento GNSS consiste em receptores, antenas e software de suporte, em níveis de integração e desempenho.


Dependendo da aplicação, a antena e o receptor podem ser equipamentos separados, ou eles pode ser integrado em um único pacote, como em um receptor GNSS portátil. Que é o caso do GPS Daga Agrinavi e de outros do tipo DGPS.


Para a agricultura no futuro, as informações sobre a posição são de particular importância. Dentre uma infinidade de sistemas de posicionamento, GPS / DGPS é o mais adequado. Este sistema não requer nenhuma infraestrutura adicional e ao mesmo tempo garante uma cobertura completa de todas as superfícies cultivadas. A principal aplicação do posicionamento com GPS / DGPS pode ser vista na área de informação e documentação local. Ao gerar dados de planejamento e de processo, facilita a operação e o controle dos processos de trabalho (fertilização orgânica e mineral, proteção de plantas). No final, o posicionamento leva à navegação, que, no caso de veículos individuais e frotas de veículos, proporcionará possibilidades completamente novas de desenvolvimento e aplicação.


O conceito básico de GNSS


Figura: Etapas básicas GNSS. Fonte: An Introduction to GNSS, Second Edition. 2015.


A figura ilustra as etapas envolvidas no uso de GNSS para determinar o tempo e posição até o aplicativo do usuário final.


ETAPA 1 - SATÉLITES: órbita dos satélites GNSS a Terra. Os satélites conhecem sua órbita e os dado diários (os parâmetros que definem sua órbita) e o tempo com muita, muita precisão. Estações de controle baseadas em solo ajustam o dados diários e tempo dos satélites, quando necessário.


ETAPA 2 - PROPAGAÇÃO: satélites GNSS transmitem regularmente seus dados diários e tempo, bem como seu status. Sinais de rádio GNSS passam através de camadas da atmosfera para o equipamento do usuário.


ETAPA 3 - RECEPÇÃO: O equipamento do usuário GNSS recebe os sinais de vários satélites GNSS então, para cada satélite, recupera as informações que foram transmitidas e determina o tempo de propagação, que é o tempo que os sinais levam para viajar do satélite para o receptor.


ETAPA 4 - PROCESSAMENTO: O equipamento do usuário GNSS usa as informações recuperadas para calcular o tempo e a posição.


ETAPA 5 - APLICAÇÃO: Equipamento de usuário GNSS fornece a posição e o tempo calculados para o aplicativo do usuário final, por exemplo, navegação, levantamento ou mapeamento.



O GPS/GNSS AGP Daga Agrinavi

O GPS/GNSS AGP como falado acima, é uma antena com receptor integrado, assim ele entrega ao via sinal Bluetooth as coordenadas da sua localização em tempo real com uma taxa de atualização incrível para equipamentos DGPS. Veja nos post anterior sobre a taxa de atualização “Como escolher seu GPS Agrícola”.

O GPS AGP foi desenvolvido para uso de pequenos e médios agricultores. Um receptor que tem as melhores taxas de precisão pelo menor custo benefício!


Características técnicas: